quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cidade da Calcedónia 17/04/2011


No próximo dia 17 de Abril de 2011 será efectuado o trilho “Cidade da Calcedónia”, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O percurso apresenta uma extensão de aproximadamente 7 km, sendo constituído por troços declivosos que o tornam de elevada dificuldade.

Um dos principais pontos de interesse deste trilho é o mítico penedo da Calcedónia, muito conhecido pela fenda que o atravessa de um lado ao outro levando-nos ao seu topo.

Segundo o site do ICN “poucos sabem, que junto do penedo, se abrigava uma povoação da Idade do Ferro, mais tarde ocupada pelos romanos. Existem ainda alguns vestígios da muralha do castro e, por vezes, encontram-se fragmentos de cerâmica dessa época.”

O trilho será iniciado às 10:45 da manhã em Covide nas seguintes coordenadas: 41°44'3.29"N (latitude) e 8°12'39.55"W (longitude).

Convêm realçar que este percurso apresenta um grau de dificuldade elevado, sendo recomendado para pessoas com alguma preparação física e experiência.

Quem desejar partir do Porto poderá aparecer no ponto de encontro habitual: Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 partiremos pontualmente, iniciando a viagem de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, protector solar, chapéu e botas de montanha com boa aderência.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

5 comentários:

Mr. Coxas disse...

eu fui =)
é verdade, as fotos estao na pasta DSC104
obrigado pelo maravilhoso trajeto
abc e até para a semana ;)

Mr. Coxas disse...

ja agora uma pequena dica. punhas os comentarios a aparecer em janela pop-up nas defeniçoes, assim abre numa janela diferente e mantem.se a pagina principal do blog ;)

Renato disse...

Espetáculo a fenda!! 5 estrelas!

Evasão Verde disse...

Viva Nuno! Antes de mais quero agradecer as fotos com “close up” que tiras-te… conseguis-te imagens surpreendentes. Juntei algumas à sequência da caminhada, juntamente com a foto de grupo que tiras-te. Também ficou muito bem.

Fico contente que tenham gostado. Haveremos de voltar à Calcedónia em breve. Suspeito que alguns segredos ficaram por desvendar… :)

Anónimo disse...

no dia seguinte...um par de músculos doridos...mas mesmo bem doridos!!! mas que valeu a pena o esforço é um facto indesmentível...até ao próximo trilho!!!