terça-feira, 28 de junho de 2011

Circular ao Maciço Central dos Picos da Europa 23 a 25/06/2011

Desta vez fomos até terras de montanhas escarpadas e vales verdejantes, abraçadas pelas águas de um mar Cantábrico antigo, onde rios estreitos e rápidos confluem depois de irrigarem os pastos onde repousa o gado sereno, e saciarem a sede da vida selvagem que espreita curiosa entre bosques densos, questionando aqueles que por ali passam.

Aqui, no coração das Astúrias, efectuamos um percurso circular com aproximadamente 60 quilómetros em volta do maciço central dos Picos da Europa. O trilho percorrido resultou do cruzamento de vários percursos oficiais da rede de percursos pedestres sinalizados do Parque Natural, que nos permitiram em 3 dias ficar a conhecer melhor este lugar tão precioso da Ibéria, onde a história, os mitos e a natureza encontram-se ao alcance dos sentidos. [+informação]

Iniciamos a caminhada no pequeno povoado de Posada de Valdeón, tendo seguido a “Ruta del Cares”, com uma extensão de aproximadamente 21 quilómetros, ao longo da garganta do Rio Cares até ao teleférico que nos permitiu subir até à pequena aldeia de Bulnes (convém referir que o teleférico encerra às 20:00 no Verão). A casa de turismo rural “El Chiflon” aguardava-nos com boa mesa e bom abrigo, permitindo num ambiente idílico recuperar forças para o segundo dia de caminhada.

No segundo dia de caminhada efectuamos aproximadamente 20 quilómetros através de pequenos trilhos de montanha e estradões de terra batida. Saímos de Bulnes apanhando a “Ruta de la Reconquista” que nos conduziu até ao Refúgio de Áliva, local onde mais uma vez encontramos boa mesa e bom abrigo, com toda a qualidade que um hotel de montanha integrado na “Sociedad Regional Cantabrade Promoción Turística” nos pode oferecer, apresentando uma magnífica esplanada com uma vista fantástica para o vale que separa o Maciço Ocidental do Maciço Oriental dos Picos da Europa.

No terceiro dia de caminhada efectuamos aproximadamente 19 quilómetros, que nos permitiram encerrar a volta ao Maciço Central. Saímos do Refugio de Áliva seguindo até ao Teleférico de Fuente Dé, onde efectuamos a descida até ao inicio da "Senda del Mercadillo" que nos conduziu de volta a Posada de Valdeón.

A primeira utilização da rede de percursos pedestres sinalizados do Parque Natural dos Picos da Europa foi um sucesso, uma vez que os trilhos encontram-se excepcionalmente bem marcados, limpos e cuidados (pelo menos aqueles que foram percorridos), o que potencia o desejo de voltar a uma região digna de ser explorada.

Sem comentários: