segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tresmonte 27/08/2011

Numa paisagem cansada, sulcada pelos fogos do Verão e pelo frio do Inverno, ritmada pelo pulsar da vida que serenamente subsiste nos lameiros irrigados pelos cursos de água e nos bosques que perfumam as encostas, um Parque Natural de Montesinho sereno e dourado aguardava-nos com o percurso pedestre PR11.

De acordo com a informação disponibilizado pelo Parque, o “Tresmonte” desenvolve-se perto da aldeia de Gestosa, cruzando a ribeira do Covo, descendo ao rio Rabaçal, oferecendo uma panorâmica sobre o vale por onde passa este curso de água. É um percurso circular com aproximadamente 9168 metros, com altitudes que oscilam entre os 498 e os 770 metros.

A paisagem é marcada por quadros que vão desde os matos de giesta, urze e carqueja nos solos mais esqueléticos, ao mosaico agrícola na envolvente da povoação, passando pelas terras próprias das culturas de sequeiro, pelos soutos, vinhas e galerias ripícolas constituídas predominantemente por amieiros e freixos.

No decurso da caminhada, aproveitamos para efectuar registo do trilho em GPS, encontrando-se este agora disponível na WIKILOC, bastando clicar aqui para aceder ao percurso.

Sem comentários: