terça-feira, 25 de outubro de 2011

Caminhos da Senhora da Graça 30/10/2011

No próximo dia 30 de Outubro de 2011 será efectuado o PR1 da rede de percursos pedestres de Mondim de Bastos designado por “Caminhos da Senhora da Graça”.

De acordo com o site da Câmara Municipal, “percebendo a importância dos percursos como valioso património na percepção da história dos povos e do conhecimento da paisagem, o antiquíssimo caminho percorrido pelos romeiros foi alvo da atenção do Posto de Turismo e dos Serviços Municipais que promoveram o seu levantamento, limpeza, sinalização, interpretação e edição de uma brochura histórica e descritiva”.

Conforme o panfleto editado, “este percurso pretende dar a conhecer um caminho muito antigo que ainda hoje é utilizado pelos peregrinos para chegar ao alto do Monte Farinha, local de grande devoção e de grande espiritualidade”.

É um percurso de grande valor histórico-cultural, cujo traçado original em nada foi alterado e que continua a ter o mesmo significado que teve no passado como caminho de peregrinação.

Desde que o antigo caminho foi recuperado, muitas organizações e amantes do pedestrianismo subiram ao monte acompanhados da brochura recentemente editada.

O PR1 “Caminhos da Senhora da Graça” é o primeiro de uma série de percursos pedestres que dão acesso ao alto do Monte Farinha, que se pretendem igualmente sinalizar.

Marcamos a actividade para as 10:00 da manhã do dia 30 de Outubro em Mondim de Bastos nas seguintes coordenadas:
41°24'37.41"N (latitude) e 7°57'5.67"W (longitude).

O percurso apresenta uma extensão de aproximadamente 15 km, e um grau de dificuldade médio, sendo recomendável para iniciantes ao “trekking”. No entanto, não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, chapéu e calçado confortável.

Para participar envia um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Para obteres mais informação sobre o percurso clica aqui.

Sem comentários: