segunda-feira, 14 de novembro de 2011

À descoberta da Serra da Boneca | Fotos

Por vezes percorremos centenas de quilómetros procurando um qualquer “novo local” fascinante para descobrir. Por vezes esquecemo-nos que o Norte é feito de Serras, que se sucedem desde a fronteira até ao Atlântico, cada uma com as suas subtilezas naturais, ditosas em lendas e tradições antigas ocultas entre o arvoredo e os fetos, no afago dos musgos.

A água incessante do Douro, no seu derradeiro capítulo rumo ao oceano, passa por uma Serra desconhecida para muitos, que merece ser descoberta devido aos seus inúmeros atributos. Horizontes verdes, com vastas plantações de pinheiros, uma surpreende ausência de casas e poluição, diversos cursos de água e uma rede complexa de estradões florestais limpos e seguros, são alguns dos aspectos que caracterizam a Serra da Boneca.

Efectuando o percurso no sentido dos ponteiros do relógio, o trilho conduziu-nos através de uma galeria florestal ribeirinha, com imensos túneis de vegetação, pontes em madeira, moinhos silenciosos, num quadro único pintado pelos amarelos, castanhos e laranjas de um dia de Outono inicialmente chuvoso, que brindou a nossa perseverança com diversos momentos de sol e calor.

Após umas duas horas de caminhada rumo a ocidente, abandonamos o corredor fluvial, rumo a Norte. Seguindo através de caminhos florestais, por vezes cruzados por grupos de BTT e motas “todo-o-terreno”, com o perfil sereno das eólicas no horizonte, iniciamos uma subida suave através da Serra, contornando o maciço montanhoso com tranquilidade. No lugar do Beco da Serra, o caminho inverteu para oriente, conduzindo-nos através de alguns povoados rurais, rumo ao lugar da Capela, ponto de partida da nossa caminhada.

Por vezes as fotos são mais obvias que as palavras. Fica aqui o nosso contributo fotográfico para promover a Serra da Boneca, enquanto local único para efectuar caminhadas diversificadas, repletas de elementos estéticos que se sucedem com uma frequência surpreendentemente elevada.

2 comentários:

darasola disse...

Olá. Conheço um pouco a serra da Boneca e gostaria de percorrer esse vosso percurso. Será que podem partilhar o trilho? Obrigado
Cumprimentos
darasola

Evasão Verde disse...

O trilho encontra-se disponível no próprio blog:
http://evasaoverde.blogspot.com/2011/11/descoberta-da-serra-da-boneca-13112011.html

Se tiveres dificuldades em aceder informa p.f. Um Abraço.