domingo, 18 de dezembro de 2011

Trilho Medieval e Rota das Laranjeiras 26/12/2011

Na próxima Evasão vamos levar a doçaria de Natal na mochila, para deliciar os sentidos, enquanto percorremos dois trilhos mais a Sul: O Trilho Medieval de Vouzela, e a Rota das Laranjeiras de Sever do Vouga.

No dia 26 de Dezembro pela manhã, o “Trilho Medieval” irá guiar-nos por alguns dos mais belos recantos da freguesia de Cambra. Este percurso circular, com cerca de 8 km, tem início no Largo do Cruzeiro, bem no centro de Cambra. O cenário envolvente atesta um passado rico de história, que se desenvolverá ao longo de aquedutos de pedra, passando pela Torre Medieval de Cambra de Baixo, seguindo posteriormente até à “Cova do Lobisomem” onde, segundo a lenda, o “enorme monstro peludo se refugiava do olhar dos homens”.


Durante a tarde, a Evasão será laranja, limão e tangerina. Conforme solicitado por ilustres camaradas de caminhadas, vamos repetir a "Rota das Laranjeiras” em Sever do Vouga.

Para além de ser um trilho perfumado com o aroma de citrinos, os 9,5 km que vamos percorrer são bastante fáceis, ideais para estreantes no trekking de todas as idades, sem lesões músculo-esqueléticas graves, conjugando vários elementos interessantes: (i) vivências rurais, com passagem em aldeias e áreas de cultivo; (ii) passagem por um troço florestal fácil e largo, sem obstáculos, onde será fácil arranjar bastões de caminhada; (iii) linha de comboio desactivada, convertida em ciclovia, onde os túneis e a ponte sobre o Vouga, com vista para a Serra, é um espaço óptimo para a fotografia; (iv) arvores carregadas de fruta que perfumam o caminho e dão cor à paisagem; (v) ruínas de uma era industrial antiga, pertencentes à antiga fábrica de “Massas do Vouga”, que nos transportam numa viagem no tempo (convém referir que estas instalações estão a ser convertidas num pólo tecnológico que valorizará a região de Sever do Vouga na próxima década).


Marcamos a actividade para as 09:30 da manhã, em frente à Igreja de Cambra em Vouzela, nas seguintes coordenadas:
40°41'5.78"N (latitude) e 8°9'15.32"W (longitude).

Não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, chapéu e calçado confortável.

Para participar envia um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: