domingo, 26 de fevereiro de 2012

Circular ao Lago Sanabria 19/02/2012

Começamos a Evasão prevista para 19 de Fevereiro de 2012 no antigo Mosteiro de Santa Maria, localizado na encosta norte do lago Sanabria, num dia frio de Inverno em terras de Zamora, em Espanha. Atravessando o pequeno povoado de San Martin de Castañeda iniciamos os 13 quilómetros de um percurso circular em volta do maior lago glaciar da Península Ibérica.


Ao final de algumas passadas por um povoado acolhedor, com gente franca de sorriso aberto, abandonamos a estrada para iniciar uma tranquila descida através de um bosque de carvalhos até à praia de areia clara, nas margens de um vasto espelho de água suspenso numa fantasia invernal de um qualquer escritor de contos do norte da Europa.

Nas águas de Sanabria, as encostas magníficas de pedra, numa construção ampla e intensa, reflectiam uma imagem forte de um mundo silencioso polvilhado com cabanas suspensas. Passando a ponte sobre o rio Tera, iniciamos uma trajectória pela margem sul rumo a uma pequena povoação sobranceira ao canhão do Tera.

Atravessamos uma Ribadelago perfumada com aromas a lareiras e a assados, repleta de ruínas e monumentos em memória de uma tragédia antiga que há mais de cinquenta anos vitimou um quinto dos seus habitantes. Deixando os mistérios suspensos, entramos na “Senda dos Monges”, caminho de pedra antigo ladeado por carvalhos, penedos e vacas, que nos conduziu numa intensa subida pela montanha com panoramas aéreos soberbos sobre toda a grandiosidade do lago.

Lá em cima San Martin de Castañeda e o seu sublime Mosteiro aguardavam-nos com mais sorrisos francos, e aromas a assados, que nos convidaram a experimentar a gastronomia sanabresa numa taberna aconchegante a poucos quilômetros do lago, nas muralhas da cidade medieval de Puebla de Sanabria.

3 comentários:

Serafim disse...

Olá fotos muito bonitas de um lago que nesta altura do ano deveria ter neve á volta

utupiar disse...

ó fontoura, diz-me lá quanto tempo demorou essa caminhada à volta do lago? ehehhe

Evasão Verde disse...

Agradeço o elogio Serafim. É surpreendentemente fácil tirar boas fotos quando estamos em sítios maravilhosos (não é preciso ser um bom fotografo). De facto estranhamos a ausência de neve, apesar de encontramos muitos cursos de água gelados.

Diana: a volta ao lago demorou entre 3 a 4 horas porque a realizamos nas calmas. Parece-te muito? ;)