segunda-feira, 7 de maio de 2012

O canhão do Vale do Poio 13/05/2012

No dia 13 de Maio de 2012 partiremos até Terras de Sicó para efectuar o percurso do “Canhão do Vale do Poio”, com aproximadamente 9 quilómetros de extensão.


A Sul das vistosas Ruínas Romanas de Conimbriga, com vistas largas para os grandes cabeços calcários que se agigantam sobre os seculares e majestosos matos de carvalhos de Sicó, esconde-se um imponente Vale, que manteve até agora os seus encantos resguardados devido à inacessibilidade destas paragens, sendo apenas do conhecimento dos Pastores e de alguns caminheiros.

Afortunadamente, uma fauna selvagem pouco comum, como o bufo-real, o peneireiro e o andorinhão-real, encontrou aqui abrigo suficientemente seguro. Hoje, o Vale do Poio é um dos maiores “canyons” portugueses, formado por grandiosas vertentes escarpadas, que outrora a água escavou e modelou, aguardando-nos com um património natural surpreendente que valerá a pena descobrir.

A caminhada começará às 11:00 da manhã na Aldeia de Poios nas seguintes coordenadas: 39°59'21.37"N / 8°33'29.93"W.

O percurso apresenta um grau de dificuldade baixo, sendo no entanto recomendável que levem comida, água, impermeável, chapéu, lanternas (de preferência frontais) e calçado confortável.

Caso estejam interessados em participar enviem um e-mail de confirmação para evasãoverde@gmail.com.

Sem comentários: