segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nas escarpas da Mizarela 20/02/2011


No próximo dia 20 de Fevereiro de 2011 será efectuado o percurso pedestre “Nas escarpas da Mizarela” na Serra da Freita.

Devido à chuva intensa que se fez sentir no passado Domingo, a caminhada inicialmente prevista para 13/02/2010 transitou para o dia 20/02/2010.

De acordo com o site da Câmara Municipal de Arouca:

“Este percurso inicia-se no parque de lazer fronteiro ao parque de campismo do Merujal, através de um caminho que se dirige à Mizarela.

Chegando à Mizarela, passa-se pelo miradouro e prossegue-se descendo pela estrada de acesso à aldeia da Ribeira. 300 metros abaixo do miradouro, vira-se à esquerda, por um carreiro, entre um carvalhal, com vista soberba sobre a Frecha da Mizarela.

Seguindo este carreiro, toca-se mais a baixo, numa curva, a referida estrada de acesso à aldeia da Ribeira que, logo de seguida, se deixa para continuar por outro carreiro, que desce abruptamente por entre escarpas com a bela cascata da ribeira da Castanheira, do lado de lá, em escadaria.

Chegando ao ponto de confluência desta com o rio Caima, o caminho torna-se suave e, pela margem esquerda do rio rapidamente se chega à aldeia da Ribeira.
Esta aldeia, é constituída por um pequeno aglomerado de casas onde, ainda, resistem dois moradores que vão amanhando os pequenos campos, suportados por socalcos que dão à paisagem um cunho humanizado de singular beleza.

Passada a aldeia, atravessa-se o rio num pequeno pontão – aconselha-se a passar somente duas pessoas de cada vez – rumando-se à esquerda por um trilho que, subindo ao longo da margem direita do rio, chega à ribeira da Castanheira, acompanhando-a. Transposta esta, atinge-se a crista da escarpa leste e rapidamente se chega à ribeira dos Cabaços e à escola de escalada.

Após a passagem de um colo toca-se o PR15, já junto à estrada de asfalto, que se toma à esquerda, chegando-se à aldeia da Mizarela. Aqui retoma-se o caminho do parque de merendas e do parque de campismo, onde se iniciou.

* Duração do Percurso – 3h30m

* Desníveis - Descidas e subidas de forte inclinação

* Nível de dificuldade – Médio/Alto

* Inicio/fim do trilho – Parque de campismo do Merujal"


Para acederem ao folheto do percurso cliquem aqui .

Convém informar que este trilho apresenta um nivel de dificuldade acima da média, não sendo recomendável a quem não dispuser de (1) uma boa forma física e (2) calçado com aderência.

O ponto de encontro para a viagem è o Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 iniciamos a viagem de aproximadamente 1 hora.

Não se esqueçam de levar comida, agua, impermeável, e botas de montanha.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Para mais informações sobre o património geológico de Arouca cliquem aqui.

Sem comentários: