quinta-feira, 10 de março de 2011

São Domingos 05/03/2011

Desta vez as evasões foram até ao coração do “Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina” para conhecer os três percursos pedestres de Odemira. O primeiro a ser realizado foi o PR2, denominado de “São Domingos”.

Com uma extensão de aproximadamente 8,1 km em caminhos de asfalto e terra batida, o percurso principiou no centro da aldeia de São Luís, e conduziu-nos desde os campos agrícolas que ladeiam o povoado, até aos bosques de eucaliptos que sobem aos 381 metros de altitude do Cerro de São Domingos.

Aqui, na varanda de um farol abandonado, a Costa Vicentina começa a revelar a sua natureza: o azul do mar e o verde do montado prolongam-se na distância, numa terra de sol, que entre as nuvens aparece jovial, para despertar a vegetação que começa a florir.

Do alto foi possível desfrutar uma paisagem magnífica sobre a serra de Monchique, Milfontes, Porto Covo, Sines e acompanhar o serpentear do rio Mira até à foz.

Deixando o alto do Cerro, descemos para o trilho principal, percorrendo suaves cumeadas em zonas de bosque, onde é fácil ser surpreendido por lebres e excelentes panorâmicas sobre o Mira.

Uma descida acentuada conduziu-nos subitamente através de um corta-fogo para uma planície verdejante, ladeada por sobreiros e pintalgada com os amarelos, brancos e vermelhos das flores silvestres que perfumavam o ar.

No final da planície surgiu um caminho por entre um bosque, que conduziu-nos até ao lavadouro público de São Luís, onde as casas térreas e brancas, vigiadas pelo campanário da igreja, aguardavam-nos ao final de uma tarde serena e luminosa no sudoeste alentejano.

Para mais informações sobre o trilho clique aqui. Para obter o trilho em formato GPX ou KML, envie uma solicitação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: