quinta-feira, 10 de março de 2011

Troviscais 06/03/2011

Com cerca de 13,6 km, o PR3 de Odemira começou no centro da aldeia de Troviscais, no largo do café, seguindo depois por um estradão através de montes verdejantes, vigiados por gado calmo que repousava na paisagem.

O caminho serpenteou por um eucaliptal, e lançou-se numa paisagem ampla, no lugar de Pampilhais. Ao fim de alguns minutos, a ribeira do Torgal surgiu ao longe rodeada de vacas que pastavam serenamente na margem esquerda.

Algumas nuvens passeavam lentamente no céu, enquanto percorríamos a margem direita da ribeira (até ao ponto de encontro com o Rio Mira) rodeados por aluviões e zonas de sapal, que por vezes originaram uns “enterranços” valentes na lama até ao tornozelo. Neste troço percebemos porque é que a altura recomendada para realizar o trilho encontra-se compreendida entre a Primavera e o Verão.

A dada altura surgiu um cenário excelente para os amantes do “Bird Watching”: o caminho desenvolveu-se no topo de uma represa natural, como uma ponte suspensa entre dois espelhos de água, revelando o habitat natural das garças, das cegonhas, dos guarda-rios e das galinhas de água que por ali habitam.

Depois de contornar parte do espelho de água o caminho conduziu-nos pela encosta, onde foi possível observar o serpentear do Rio Mira entre os montes, e os barcos de pescadores calmamente repousados na sua superfície.

Despedimo-nos do Mira, e seguimos por entre um bosque até uma área alagada, onde fomos novamente surpreendidos pela exuberância da avifauna… e por uma longa subida até ao centro da aldeia de Troviscais, temperada pelos aromas da lavanda e do alecrim, que se desprendiam da vegetação florida anunciando a chegada da Primavera.

Para mais informações sobre o trilho clique aqui. Para obter o trilho em formato GPX ou KML, envie uma solicitação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: