sábado, 9 de abril de 2011

Pedra Bela - Teixeira - Arado | Fotos

Partimos rumo ao vale do Teixeira, local onde a natureza permanece intocada aguardando-nos com os seus silêncios.

Guiados por mariolas e pelo GPS, efectuamos um trilho pequeno, que em apenas 10 km presenteou-nos com uma amostra do melhor que o Gerês tem para oferecer: lagoas cristalinas, rios de montanha com cascatas que se precipitam em vales verdes e húmidos, caminhos de bosque e sombra que surgem após altas cumeadas expostas aos elementos, a ausência humana na paisagem, apenas vislumbrada nos abrigos de pastor e nas marcas de um trilho que se estende em horizontes amplos, com as montanhas rochosas como cenário.

O caminho revelou-se seguro e bastante acessível, apesar de a marcação ser duvidosa e confusa, uma vez que são intersectadas diversas rotas no percurso. Esta situação requer a utilização de um sistema de orientação adequado, para que se garanta a concretização do trilho proposto com sucesso.

No final da caminhada a Pedra Bela brindou-nos com uma panorâmica excepcional do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Aqui, os perfis rochosos dos cumes abraçam o céu em toda a extensão do horizonte, revelando um quadro original, onde o gado, os pequenos povoados dispersos e a albufeira recordam a presença do homem na paisagem.

Um excelente dia de sol, com uma caminhada rica na diversidade dos elementos naturais, rematada na explanada da marina do Rio Caldo, nas margens da Albufeira da Caniçada.

3 comentários:

Unknown disse...

um dia muito bem passado, lindas paisagens, boa companhia o que se pode querer mais? Outra caminhada igual :) Célia

Anónimo disse...

Lindíssimo...também tenho algumas fotos com a panorâmica vista da Pedra Bela....fiquei com saudades...a próxima caminhada que fizeres no gerês tenho mesmo que ir...continua. Sandra

Evasão Verde disse...

Certamente que voltaremos á Pedra Bela. Foi um excelente trilho que valerá a pena repetir.

A próxima caminhada no Gerês é já no próximo Domingo! Está previsto sol, com temperaturas a rondar os 26ºC: condições ideais para uma Evasão à Cidade da Calcedónia. :)