terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Trilho de Germil 31/12/2011

No dia 31 de Dezembro à tarde seguimos para Germil, aldeia de montanha localizada nas imediações da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca.


Iniciamos o nosso percurso pelo interior do núcleo rural, dirigindo-nos posteriormente por um caminho empedrado, muito bem conservado, que gradualmente foi subindo, apresentando-nos uma paisagem deslumbrante da Serra da Peneda e da Serra Amarela.

Depois de cruzarmos um riacho pelas poldras, seguimos pelo empedrado para posteriormente viramos à esquerda e tomarmos um trilho pastoril aberto pela passagem dos rebanhos, desembocando num caminho florestal, que nos conduziu até perto do rio Germil.

A partir daqui, foi possível contemplar a magnifica vegetação ripícola, rodeados por belíssimos exemplares de carvalhos que sombreiam as ruinas de moinhos antigos, coloridos com o verde dos musgos.

Pouco a pouco, começamos a avistar as primeiras casas de Germil, entre as brumas de uma tarde chuvosa que imprimiu à paisagem uma certa mística própria que valeu a pena descobrir.

Sem comentários: