terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Trilho "Pertinho do Céu" 01/01/2012

O ano começou com um percurso pedestre na Serra da Peneda, no Concelho de Arcos de Valdevez, denominado “Pertinho do Céu”. A cerca de 700 metros do cruzamento para o lugar da Igreja da Gavieira, mesmo junto da estrada que une Rouças a São Bento do Cando, abre-se à esquerda um velho caminho de lajes sinalizado por uma placa que indica o início do percurso.


“Pondo os pés ao caminho”, calcorreamos as largas lajes marcadas pelos rodados dos carros de bois, seguindo por um carvalhal magnífico até à Branda de Busgalinhas. À medida que subimos deparamo-nos com exemplares de gado bovino da raça autóctone Barrosã, que durante o dia apascentam para ao final da tarde, regressarem às suas cortes.

Pouco antes de chegarmos à Branda, pudemos observar campos de cultivo, rodeados por muros de pedra solta, e, no meio do caos granítico, por entre a penedia, a Branda de Busgalinhas. Trata-se de um pequeno povoado que se encontra apenas ocupado durante o Verão para apoio à actividade pastoril.

Posteriormente, seguimos por um estradão em terra batida em direcção à Branda de São Bento de Cando, povoado bastante conhecido pelas romarias de adoração à imagem de São Bento.

A partir daqui descemos em direcção ao Rio Grande por um trilho de pastores. Depois de passarmos por uma construção rustica que serve para arrecadar as alfaias agrícolas e o gado, atravessamos um ribeiro por um trilho que se abre na densa vegetação, sendo a única passagem possível para seguirmos caminho em direcção à Gavieira.

Continuamos caminho, seguindo o Rio Grande que vai moldando a paisagem, criando belas cascatas e poças convidativas para os mergulhos do próximo Verão, um pouco distante, num dia onde a chuva se fez sentir de uma forma moderada, mas presente.

Sem comentários: