domingo, 22 de janeiro de 2012

À descoberta da Lousã 05/02/2012

No próximo dia 5 de Fevereiro de 2012 partiremos à descoberta da Lousã, para efectuarmos o PR1 “Na Rota dos Moinhos da Serra da Lousã” e o PR2 “Rota das Aldeias Serranas”, num percurso integrado que revelará uma pequena amostra do que esta região tem para oferecer.

O PR1, com inicio junto à fábrica de papel, conduzira-nos pelas margens do Rio Arouce em direcção à Senhora da Ermida. Neste local tomaremos a direcção do PR2 que nos guiará às “Aldeias do Xisto”, aldeias típicas da região, cujas construções como o nome indica são inteiramente realizadas em xisto.

Este percurso evoluirá em grande parte nas encostas da Serra da Lousã e fará a ligação entre o Castelo da Lousã e a Ermida da Nossa Senhora da Piedade com duas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra: o Talasnal e o Casal Novo.

Será igualmente uma viagem no tempo, pois ao fazê-lo repetiremos os passos que os antigos habitantes destas aldeias serranas davam nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã. O percurso é enquadrado quase sempre por vegetação e é relativamente protegido em todas as estações do ano.


Marcamos a actividade para as 11:00 da manhã do dia 5 de Fevereiro na vila da Lousã nas seguintes coordenadas:
40°6'16.30"N (latitude) e 8°14'43.46"W (longitude).

O percurso apresenta um grau de dificuldade baixo, sendo recomendado para iniciantes ao “trekking”. No entanto, não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, chapéu, e calçado confortável.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

1 comentário:

Anónimo disse...

Divulgem e registem os vossos eventos no portal http://www.foradeportas.com/. Ficamos à vossa espera_:)