terça-feira, 14 de junho de 2011

Portela – Vilarinho – Serra Amarela 10/06/2011

No dia 10 de Junho de 2011, partindo do Parque de Campismo da Cerdeira, efectuamos um trilho de 26 km, que circunda o espelho de água de Vilarinho das Furnas, através das cumeadas da Serra Amarela e da verdejante Mata da Albergaria.

Nos primeiros quilómetros contornamos a parte sudoeste da albufeira até à barragem, seguindo posteriormente pelo estradão de acesso às ruínas de Vilarinho das Furnas, aldeia comunitária submersa pelas águas do Rio Homem em 1976.

Após uma pausa debaixo da sombra amiga de frondosos carvalhos, iniciamos a subida para as cumeadas graníticas da Serra Amarela, atravessando uma primeira linha de vegetação frondosa em zona de aluvião, sucedida por um trilho rochoso, pontualmente polvilhado com vegetação nas linhas de água que fluem pela montanha.

De acordo com o portal do Município das Terras de Bouro “a Serra Amarela desenvolve-se num extenso território que abrange a área de Terras de Bouro, bem como do concelho de Ponte da Barca.

Trata-se de uma montanha áspera, concordante com o seu nome - Amarela -, cuja raiz etimológica significa, precisamente amargo, duro. As mariolas que harmonizam a paisagem agreste constituem marcas dos pastores aquando da guarda dos animais na serra. Actualmente, servem de marcas de sinalização a indicar o caminho certo dos trilhos pedestres, que vão ao encontro de sítios paisagísticos.

O maciço montanhoso do Gerês fica-lhe fronteiro e nesta extensão de paisagem serrana prevalecem interessantes testemunhos arqueológicos relacionados com as duas mais importantes actividades exercidas pela população na serra: a defesa da fronteira e a pastorícia.”

Depois dos trilhos pela Serra, na companhia de garranos e vacas, seguimos para a Portela do Homem, aventurando-nos pela Mata da Albergaria, um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda Gerês, constituída predominantemente por um carvalhal secular, que guarda aqui um troço da Via Romana - a Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.

Ao final de alguns quilómetros, o espelho de água de Vilarinho das Furnas surgiu novamente no horizonte, assim como a recta final de estrada até ao Parque de Campismo da Cerdeira, fechando-se mais um trilho circular "não-marcado", cuja realização é facilitada com a utilização de GPS. [+informação]

Sem comentários: