segunda-feira, 14 de maio de 2012

Percurso de Salreu 13/05/2012

No final da tarde do dia 13 de Maio de 2012, deixamos a Redinha e as Terras de Sicó e dirigimo-nos até à BioRia, projecto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja.

De acordo com site oficial da BioRia, “conhecer para aprender a valorizar e conservar foi a política que norteou este projecto que, através da requalificação de zonas ambientalmente degradadas, permitiu a criação de uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis em contacto directo com a Natureza. Fisicamente surgiu em 2005, com a implementação do Percurso de Salreu, dotado de painéis informativos e estruturas de apoio que permitem ao visitantes usufruir do local de uma forma cómoda, prática e divertida”.

Os horizontes foram alargados com a criação em 2009 de três novos percursos que, de uma forma complementar, constituem um mosaico de habitats diversificados que lhe conferem uma elevada beleza paisagística, oferecendo diariamente aos visitantes um excelente retiro à vida stressante do quotidiano. A expansão da Rede de Percursos Pedestres permitirá a ligação de Norte a Sul das 7 freguesias do Concelho, pelos caminhos da frente lagunar recortada, vencendo os Rios Antuã, Jardim e Gonde, através dos verdes campos de Bocage”.

O Centro de Interpretação Ambiental, estrategicamente localizado no início do Percurso de Salreu, é a porta de entrada na Ria de Aveiro, ponto de recepção dos visitantes e um pólo de dinamização de inúmeras actividades de sensibilização ambiental”.

Desta vez ficamos a conhecer o percurso de Salreu, com início e fim junto ao Centro de Interpretação Ambiental da Bioria. 


Este percurso apresenta 8 km de extensão, atravessando áreas de enorme beleza paisagística, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais. A presença do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu, ligados por uma rede de valas, permite a comunicação entre todos os habitats, justificando os elevados índices de biodiversidade existentes.

Ficam as fotos para contar a história.

Sem comentários: