domingo, 22 de janeiro de 2012

Trilho do Glaciar e do Alto Vez 29/01/2012

No próximo dia 29 de Janeiro de 2012 será efectuado o Trilho do Glaciar e do Alto Vez, localizado na vertente norte da Serra da Peneda, no extremo noroeste do concelho de Arcos de Valdevez.

Há mais de 20000 anos atrás, durante a última glaciação, o vale do rio Vez, que tinha uma característica forma de V (produzida pela erosão da água), alargou e aprofundou-se devido ao enorme poder de erosão dos antigos glaciares, dando origem a um singular “vale glaciar” em forma de U.

Associado a uma forte componente paisagística, este trilho possibilitará uma observação sobre diverso património geológico que ocorre neste território, com especial destaque para o Vale Glaciar. Também permitirá uma passagem por um vasto complexo agro-silvo-pastoril constituído por núcleos habitacionais, brandas, socalcos, calçadas, regadio, entre outros elementos preciosos que enriquecem patrimonialmente estas comunidades de montanha.

Marcamos a actividade para as 11:00 da manhã do dia 29 de Janeiro na aldeia de Porta Cova nas seguintes coordenadas:
41°58'54.69"N (latitude) e 8°20'47.93"W (longitude).


O percurso apresenta um grau de dificuldade médio, sendo recomendado para iniciantes ao “trekking”. No entanto, não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, chapéu, lanternas (de preferência frontais) e calçado confortável.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Para obteres mais informação sobre o percurso clica aqui.

Sem comentários: