quinta-feira, 22 de março de 2012

Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago 01/04/2012

No próximo dia 1 de Abril de 2012 será efectuada uma pequena rota circular com cerca de 15 km intitulada “Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago” na Serra da Aboboreira em Soalhães.


De acordo com o site do percurso «(…) durante o trajecto percorrem-se caminhos antigos ladeados de muros de pedra, muitas vezes escavados na rocha, por sua vez sulcados pelos rodados dos carros de bois. Aqui as gentes, ainda cultivam a leira à força braçal e animal, e praticam a moenda do cereal nos moinhos de água. (…) Salpicando a paisagem podem observar-se majestosas fragas com formas finamente arredondadas, lembrando silenciosos guardiões da serra (…)».

Marcamos a actividade para as 10:30 da manhã na Tasquinha do Fumo no povoado de Almofrela em Soalhães nas seguintes coordenadas:
41°10'32.08"N (latitude) e 8° 3'25.04"W (longitude).

O percurso apresenta um grau de dificuldade médio, sendo recomendável que levem comida, água, impermeável, chapéu, lanternas (de preferência frontais) e calçado confortável.

Após a caminhada encontra-se previsto um lanche ajantarado na Tasquinha do Fumo, onde consta serem servidos pratos regionais e petiscos, o ideal para quem quiser retemperar forças depois da actividade.

Para participar envia um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com. A confirmação atempada é essencial para reservar mesa na Tasquinha do Fumo.

Sem comentários: