No dia 28 de Julho de 2013 iremos efetuar uma caminhada numa das matas portuguesas mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural.
A Mata Nacional do Buçaco é um bosque secular com árvores gigantescas, variadas, provenientes das longínquas terras de Missão, acarinhadas ao longo de cerca de 200 anos pelos carmelitas, que ali permaneceram até à extinção das ordens religiosas em 1834.
Classificado como imóvel de interesse público, o conjunto monumental do Buçaco mobiliza uma riqueza patrimonial de exceção. Ao núcleo central formado pelo Palace Hotel do Buçaco e pelo Convento de Santa Cruz juntam-se as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros, as fontes (saliente-se a Fonte Fria com a sua monumental escadaria) e as cisternas, os miradouros (o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre toda a região entre Coimbra e a Serra do Caramulo) ou as casas florestais.
Para além de explorarmos os Jardins, seguiremos também até à Serra do Buçaco, em tempos também chamada Serra da Alcoba, onde são captadas as águas do Luso e das Caldas de Penacova.
A caminhada começará às 10:30 da manhã na Capela São João Evangelista, no centro do Luso, nas seguintes coordenadas: 40°23'2.77"N (latitude) e 8°22'34.98"W (longitude). O percurso apresenta um grau de dificuldade baixo, sendo no entanto recomendável que levem alimentos, água, impermeável, chapéu, protetor solar e calçado confortável.
Caso estejam interessados em participar enviem um e-mail de confirmação para evasãoverde@gmail.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário