terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rota do Maroiço 01/12/2011

No próximo dia 1 de Dezembro de 2011 será efectuado um percurso circular com aproximadamente 21 quilómetros nas serranias de Fafe: A Rota do Maroiço.

Com diversos pontos de interesse, começa por bordejar as águas tranquilas da albufeira da barragem da Queimadela, seguindo pelos caminhos tradicionais dos pastores, passando pelos núcleos rurais de Monte, Casal de Estime, Luílhas e Queimadela. O trilho acompanha diversos cursos de água e sobe ao alto da Serra do Maroiço (847 metros de altitude) de onde se pode observar um vasto panorama.

Na Laje Branca pode contemplar-se uma das mais bonitas paisagens do vale do rio Ave: a albufeira do Ermal. Sem grande esforço, ainda se consegue avistar o castelo de Póvoa de Lanhoso e o santuário do Sameiro, com as serras do Gerês e da Cabreira como pano de fundo.

Neste percurso, viajaremos até uma época em que ainda funcionam os moinhos de água. Aguarda-nos uma natureza intocada, uma fauna e flora riquíssimas, paisagens verdejantes, muros de pedra cobertos de musgo e extensos carvalhais.

Marcamos a actividade para as 10:00 da manhã, na entrada do parque de campismo da Queimadela, nas seguintes coordenadas:
41°30'12.64"N (latitude) e 8°9'43.26"W (longitude).

Não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, chapéu e calçado confortável.

Para participar envia um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: