quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Rota das Laranjeiras 23/01/2010


A próxima evasão verde será laranja, limão e tangerina.

Conforme solicitado por ilustres camaradas de caminhadas, vamos repetir a “Rota das Laranjeiras” em Sever do Vouga, no próximo dia 23 de Janeiro de 2011.

Para além de ser um trilho perfumado com o aroma de citrinos, os 10 km que vamos percorrer são bastante fáceis, ideais para estreantes no trekking de todas as idades, sem lesões músculo-esqueléticas graves, conjugando vários elementos interessantes:

(1) Vivências rurais, com passagem em aldeias e áreas de cultivo;

(2) Passagem por um troço florestal fácil e largo, sem obstáculos, onde será fácil arranjar bastões de caminhada;

(3) Linha de comboio desactivada, convertida em ciclovia, onde os túneis e a ponte sobre o Vouga, com vista para a Serra, é um espaço óptimo para a fotografia;

(4) Arvores carregadas de fruta que perfumam o caminho e dão cor à paisagem (pelo menos em Dezembro estavam carregadas de fruta);

(5) Ruínas de uma era industrial antiga, pertencentes à antiga fábrica de “Massas do Vouga”, que nos transportam numa viagem no tempo (convém referir que estas instalações estão a ser convertidas num pólo tecnológico que valorizará a região de Sever do Vouga na próxima década).

Aproveito para informar que este trilho não apresenta silvas, giestas ou tojos, desenvolvendo-se em toda a sua extensão com sinalização regular, ideal para estreantes na “arte da caminhada”, como uma referência do que é que deve ser um percurso domingueiro de 3 horas, acessível a todos aqueles que gostam do ar livre.

Para mais informação sobre o trilho consultar a publicação de 12/12/2010 do Evasão Verde.

O ponto de encontro para a viagem è o Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 iniciamos a viagem de aproximadamente 1 hora.
Não se esqueçam de levar comida, agua, impermeável, e botas de montanha.
Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

P.S. Um vez que estamos em dia de eleições, a viagem de regresso será efectuada imediatamente a seguir à caminhada, prevendo-se a chegada à Invicta por volta das 14:00.

Sem comentários: