Florestas, lagos, rios, montanhas, aldeias, castelos, templos, cidades e serras, encontram-se cruzadas por caminhos antigos que unem gentes e geografias numa rede global primordial. Levantemos os olhos para o céu e encurtemos as distâncias que nos separam da realidade natural, percorrendo os trilhos pedestres de um mundo rico em cultura e biodiversidade que vale a pena descobrir passo a passo...
sexta-feira, 11 de março de 2011
Nas fisgas do Ermelo 20/03/2011
No próximo dia 20 de Março de 2011 será efectuado o percurso pedestre “Nas fisgas do Ermelo” na Serra do Alvão.
Conforme se pode constatar no mapa disponibilizado, o trilho contornará uma cascata com mais de 200 metros de extensão cavados em solo granítico ao longo de milénios de existência pelas águas calmas, mas perseverantes do rio Olo, que nasce no Parque Natural do Alvão.
Antes de se dar inicio ao contínuo de quedas de água teremos lagoas cristalinas, muito usadas nas épocas de veraneio, para uns bons mergulhos conforme o relato daqueles que já lá foram e nos deixaram “a pulga atrás da orelha”.
Para além disso, sabe-se que a Serra do Alvão é conhecida por possuir uma vegetação diversificada, onde os carvalhos são frequentes, assim como a aveleira, o azevinho, o castanheiro e o loureiro, formando bosques repletos de biodiversidade, o que será bastante interessante explorar.
Convém informar que este trilho, apesar de apresentar um nível de dificuldade baixo, não é oficial (logo não se encontra sinalizado). Assim, a orientação será efectuada exclusivamente com recurso ao mapa e ao GPS, pelo que os participantes deverão estar preparados para “o que der e vier” (geralmente são só coisas boas).
No entanto é um trilho muito popular na base de dados da Wikiloc, recomendado pelos blogs da especialidade.
O ponto de encontro para a viagem è o Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 iniciamos a viagem de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Não se esqueçam de levar comida, agua, impermeável, e botas de montanha.
Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá pessoal, este percurso parece-me muito interessante pela vossa descrição. Vocês gravaram o track gps do vosso percurso, ou apenas usaram este que está no wikiloc?
Um abraço,
Filipe
Enviar um comentário