quarta-feira, 30 de março de 2011

Percurso da Água 03/04/2011


No próximo dia 3 de Abril de 2011 será efectuado o “Percurso da Água” na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos, em Ponte de Lima.

Com aproximadamente 12,79 quilómetros de extensão, e um grau de dificuldade considerado “fácil”, o trilho passa por uma variedade de habitats (zonas húmidas, bosques de vegetação natural, pastagens, áreas agrícolas) ao longo de pequenos cursos de água atravessados pelo rio Estorãos.

De acordo com a informação fornecida pelo site oficial das Lagoas de Bertiandos, poderemos desfrutar de uma vegetação variada, constituída por amieiros, carvalhos, salgueiros e vidoeiros, que conferem ao local “potencialidades particulares em termos de habitat de alimentação e refúgio para várias espécies de fauna”.

O site também refere que “em termos de flora e vegetação, a zona apresenta um interesse elevado, que se traduz no registo de aproximadamente 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção”, o que confere ao local um estatuto de protecção na Rede Natura 2000.

Uma motivação adicional para a realização deste trilho são as próprias lagoas, que se espera que estejam bem cheias devido à chuva que se tem feito sentir, o que é particularmente propício para que se possa desfrutar dos cursos de água e zonas lagunares em todo o seu esplendor.

O ponto de encontro para a viagem è o Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 iniciamos a viagem de aproximadamente 1 hora.

Não se esqueçam de levar comida, agua, impermeável, e botas de montanha.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: